RETROSPECTIVA 2024 – Anitta tenta globalizar baile funk com turnê mundial e álbum indicado ao Grammy 2025

♫ RETROSPECTIVA 2024 ♪ Anitta passou a maior parte do ano em função do álbum Funk generation, anunciado em 2023 e lançado em 26 de abril. Embora tenha ...

RETROSPECTIVA 2024 – Anitta tenta globalizar baile funk com turnê mundial e álbum indicado ao Grammy 2025
RETROSPECTIVA 2024 – Anitta tenta globalizar baile funk com turnê mundial e álbum indicado ao Grammy 2025 (Foto: Reprodução)

♫ RETROSPECTIVA 2024 ♪ Anitta passou a maior parte do ano em função do álbum Funk generation, anunciado em 2023 e lançado em 26 de abril. Embora tenha encerrado 2024 com a edição de disco em português, Ensaios da Anitta, gravado com a mistureba pop que dá o tom do mainstream da música brasileira, a artista carioca dedicou a agenda prioritariamente à promoção de Funk generation. Terceiro álbum da cantora para o mercado internacional, ápice de movimento iniciado em 2026, Funk generation mirou sobretudo o público norte-americano, sendo bem recebido pela crítica dos Estados Unidos. Em Funk generation, Anitta reprocessou o batidão brasileiro com os códigos do pop gringo, em tentativa de globalizar o baile funk. A boa recepção do álbum culminou, em 8 de novembro, com a histórica indicação de Funk generation ao Grammy 2025 na categoria Melhor álbum de pop latino. É a primeira vez que um álbum de funk brasileiro é indicado ao Grammy. Foi mais um feito da Girl from Rio, que estreou em maio, no México, a Baile funk experience, turnê mundial que passou por Estados Unidos, Canadá e por países da América do Sul e da Europa, tendo duas apresentações marcadas para abril de 2025 nos EUA. Entre álbum e turnê, Anitta participou em 4 de maio do histórico show de Madonna na Praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e foi homenageada em 3 de dezembro pelo Prêmio Multishow com o troféu Vanguarda pela contribuição visionária que vem dando desde 2012 ao universo pop brasileiro.

Fale Conosco